Alvenaria estrutural x Concreto Armado: Qual a diferença?

A Alvenaria Estrutural e o Concreto Armado são métodos construtivos muito usados na construção civil. Vamos descrever aqui um pouco sobre cada método, mas a principal diferença entre esses dois tipos de estruturas são as alvenarias.

O método construtivo de alvenaria estrutural é caracterizado por não ter pilares e vigas. “Então como o edifício se sustenta?” Quem faz esse papel são as paredes, que também ficam responsáveis pela vedação da construção. Nessa técnica utilizam-se blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. Dessa forma, há menor uso de madeiras, aço e concreto para a construção do residencial, tal vantagem também gera redução de custos.

Considerado um modelo clássico, no método concreto armado são utilizados vigas e pilares para dar sustentação ao projeto, como se fossem o esqueleto da construção. Diferente da alvenaria estrutural, as paredes aqui fazem apenas o papel vedação e de separar os ambientes. Pode ser usado em qualquer tipo de construção, oferecendo liberdade criativa na elaboração do projeto.

Cada sistema possui suas vantagens e desvantagens, e seus custos são influenciados por diversos fatores, mas a alvenaria estrutural, em geral, oferece uma redução de custos que pode chegar a 15%.

E aí, gostou de saber a diferença entre alvenaria estrutural e concreto armado? Importante ressaltar que ambos são métodos seguros para a construção civil, com suas vantagens e desvantagens, sendo de responsabilidade dos profissionais capacitados a escolha mais adequada para diferentes projetos.